Return to site

Sophia Restiffe
- do interior de SP para os EUA





 

Criada em São José do Rio Pardo/SP, Sophia Restiffi acabou de entrar no curso de Comunicação na University of Iowa, nos Estados Unidos. Saindo de uma cidade de interior, com poucas oportunidades, Sophia fez o seu próprio caminho até uma universidade fora do país! Fizemos algumas perguntas para ela:

1. Foi difícil sua trajetória morando em uma cidade pequena?

Morar em uma cidade pequena foi algo que me ajudou muito a progredir, pois por ser tudo mais perto e de fácil acesso, consegui organizar minha vida de uma maneira dinâmica para fazer tudo que eu tinha vontade, como aula de inglês, italiano, cursos de computação e até mesmo um esporte. Me deu a oportunidade de fazer tudo a pé e ainda sobrar tempo para estudar em casa.

2. Como é o processo de admissão da University of Iowa?

O processo de entrar em uma universidade norte-americana é complicado, já que o sistema deles é totalmente diferente, por eu ser estrangeira e meu curso superior desejado ser dentro da área de Humanas, eu não precisei fazer o "vestibular" deles. Mas todo estrangeiro precisa fazer o Toefl, que é um teste que medirá seu nível de proficiência em inglês. O Toefl vale 120 pontos, e você precisa tirar pelo menos 80 para ser admitido, mas você ainda tem que ter aulas extras de inglês na universidade. É preciso enviar todo o seu histórico escolar para universidade por correio, documentos oficiais e traduzidos juramentados. Você também tem que provar que possui condições de pagar a universidade.

3. O que você espera da universidade?

Espero que seja um lugar que me prepare devidamente para meus objetivos futuros e que seja um lugar onde eu me sinta confortável sem sofrer discriminações por ser estrangeira, uma vez que a universidade possui conselheiros muito bons.

4. O que você tem a dizer para jovens brasileiros sobre uma oportunidade como essa?

Corram atrás dos seus sonhos! Se seu sonho é estudar fora do Brasil, existem muitas oportunidades hoje em dia, o Enem dá a oportunidade de estudar em Portugal, sendo mais fácil por conta da língua. Mas o mais importante á saber que existe um caminho!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK