Return to site

Série Enem - Fies

Fundo de Financiamento Estudantil

É p​ossível estudar em uma faculdade privada com um financiamento, e é exatamente essa a ideia do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa criado pelo Ministério da Educação que oferece financiamento estudantil para quem não tem condições financeiras estudar em universidades particulares.

O financiamento funciona da seguinte maneira: o governo paga sua universidade, porém ao final de sua graduação, quem foi beneficiado com o Fies precisa devolver o dinheiro para o governo pagando as parcelas que foram fixadas. Existem duas modalidades do Fies: o novo Fies, que terá juros zero para estudantes com renda de até três salários mínimos e o P-Fies, que é destinado à alunos com até cinco salários mínimos.

Além disso, não são todas as universidades que aceitam o Fies e nem todos os cursos de graduação podem participar, a exigência mínima é que o curso seja presencial e com avaliação mínima de 3 pelo MEC (Ministério da Educação).

Mas como participar do Fies? É bem simples, você precisa ter feito o Enem, em qualquer edição a partir de 2010 e se inscrever no site (é possível ver todo o funcionamento no site http://fies.mec.gov.br/), lembrando que é preciso ter tirado, no mínimo, 450 e não ter zerado a redação.

Por que fazer a inscrição no Fies?

Uma das formas de se estudar em uma universidade particular e não pagar (no primeiro momento) é o Fies, possibilitando o estudante ter uma carreira antes de começar a pagar por sua universidade. Além disso, o programa oferece isenção de juros para quem comprovar que tem uma renda de até três salários mínimos. Então, fique ligado no calendário do Fies. :)

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK